cpt12 – Avaliação de seu momento como Negociador

Para cada uma das alternativas a seguir, escolha a resposta que melhor representa seu momento atual.

Procure sentir a alternativa apresentada para escolher a resposta, sem precisar ficar muito tempo a pensar. Deixe sua intuição fluir e responda.

Lembre-se de que é uma avaliação, entre muitas outras disponíveis. Nossa intenção é registrar seu momento atual como Negociador.

Avante!

1.Durante as negociações você busca apresentar suas ideias no ¨melhor¨ momento?
2.Você procura também ver os interesses e necessidades do outro lado?
3.Antes de iniciar a negociação, você costuma estabelecer sua ¨margem de concessão¨?
4.Durante a negociação você ouve mais do que fala?
5.Após apresentar cada uma de suas ideias, você procura certificar-se de que a outra parte entendeu e/ou aceitou?
6.Você procura conhecer preliminarmente alguma coisa do comportamento da pessoa com quem vai negociar? Forças? Fraquezas?
7.Durante a negociação, você focaliza predominantemente as forças (aspectos positivos) do outro negociador?
8.Por melhor que seja a sua posição ou situação, você procura deixar uma ¨saída honrosa¨ para o outro negociador?
9.Ao apresentar suas ideias, você costuma relacioná-las aos interesses e expectativas da outra parte?
10.Você costuma negociar com objetivos amplos, em oposição a ter um único e específico intuito durante toda a negociação?
11.Caso o outro negociador não apresente dúvidas sobre sua proposição, você costuma tomar a iniciativa de fazê-lo, pois tem consciência de que mais tarde essas dúvidas poderão prejudicar o fechamento do negócio?
12.Você costuma cumprir ao ¨pé da letra¨ suas promessas? Respeita prazos?
13.Nos seus contatos com pessoas, você diz o que pensa, sem maiores preocupações em agradar a outra parte (em oposição a ¨dourar a pílula¨)?
14.Você consegue conviver (não necessariamente concordar, mas aceitar) com pessoas que pensem e se comportem de maneira diferente de você?
15.Se possuir informações relevantes para o andamento da negociação (não confidenciais) você as reparte com a pessoa com a qual está negociando?
16.Você costuma ver qualquer mudança ou situação nova como uma oportunidade para se desenvolver, crescer mais (em oposição a ver a mudança como algo ameaçador)?
17.Depois de expor toda a sua argumentação, você costuma puxar/solicitar (sem pressão) pela decisão da outra parte?
18.Você evita colocar contra a parede o outro negociador, evita pressioná-lo, forçar a barra?
19.Você inicia a negociação admitindo a possibilidade de que seus pontos de vista não prevaleçam (você não quer perder, mas admite perder)?
20.Você consegue transformar uma situação adversa em oportunidade para novos negócios, serviços ou ideias?
21.Você convive com situações de tensão – longas ou curtas – sem alterar significativamente seu comportamento e suas táticas como negociador?
22.Você, antes de apresentar qualquer argumentação, procura se colocar no lugar do outro negociador, imaginando possíveis objeções ou falhas na sua proposição?
23.As ideias apresentada por você são objeto de análise prévia quanto a possíveis resultados e consequências, para você e sua empresa?
24.Seu comportamento durante a negociação costuma levar em conta a possibilidade de, no futuro, poder negociar com a mesma pessoa?
25.Ao negociar com um subordinado e/ou numa situação em que você tenha qualquer ascendência sobre o outro negociador, você costuma tratar a outra parte em termos iguais, evitando evidenciar esta sua superioridade?
26.Durante a negociação, sua preocupação é a de esgotar as fontes de fatos e informações sobre o tópico em questão, antes de emitir qualquer opinião ou avaliação?
27.Você procura fazer ao negociador perguntas que demandam respostas além do SIM ou NÃO (perguntas abertas)?
28.Durante a negociação, você espera a outra parte terminar sua argumentação para, então, iniciar sua resposta?
29.Você transmite à outra parte profunda convicção sobre suas ideias ou propósitos (a certeza de que aquilo que propõe é bom e útil para ambos)?
30.Você procura negociar em todas as arenas de atuação (trabalho, família, lazer, etc…) em oposição a negociar em apenas uma delas (trabalho, por exemplo) e nas outras partir para a imposição da hierarquia ou qualquer outro método que coloque a outra parte em posição desigual em relação a você?

03/08/2018
Projeto executado por Carolina Figueiredo Marketing Digital ©. Todos os direitos reservados.